top of page
LA PAZ & LAGO TITICACA
Mochilão América do Sul - Parte 1

Esse post faz parte de um Mochilão que eu fiz em 2013.

O relato completo pode ser lido AQUI.

*Dinheiro: Levei todo meu dinheiro em Dólar e alguma coisa no cartão. Achei que levar Dólar foi uma boa escolha, pois não vi muitos câmbios trocando Real.

A Bolívia ainda não lida muito bem com cartões de crédito, então se prepare para ter dinheiro em espécie.

Aliás, é bom levar o dinheiro numa doleira, principalmente se for viajar de ônibus como nós para evitar roubos e 'pick-pockets'.

*OBS: Lembre que os preços podem ter mudado, a viagem foi em novembro de 2013!

*Transporte: Fizemos todo o transporte por ônibus. Foi bem cansativo, mas bem econômico também. Resumi esses detalhes de planejamento AQUI.

La Paz

Achei 3 dias bom pra La Paz. Além de passear pelo centro da cidade, que leva não mais que um dia, o que tem para fazer é nos arredores da cidade, então é preciso pegar tour. Os tours reservamos um dia antes de cada passeio, lá mesmo.

DIA 1: Passeamos pela cidade, visitamos o mercado das bruxas, as feiras de ruas e a Plaza de Armas.

DIA 2: Chacaltaya e Vale de la Luna - 1 passeio só que vai nos 2 lugares. Fizemos pela Coca Tours, achei boa a empresa.

Chacaltaya é uma estação de Ski abandonada que fica a 5.300m de altitude. No caminho você passa por umas montanhas lindas até chegar lá, onde é possível fazer uma pequena caminhada de 800m para ver a vista. Acontece que a gente não sabia que fazia tanto frio por lá e fomos com casacos finos e estava nublado e com MUITA neblina, então nem subimos para o mirante, mas foi legal de todo jeito.

Depois o tour te leva para o Vele de la Luna, que é bonito, mas nada incrível. Você segue uma trilhazinha demarcada enquanto a guia conta um pouco sobre a cidade.

DIA 3: Downhill pela estrada da morte, é muito irado, super recomendo!!! Fizemos pela Altitude Adventures, muito boa a empresa, marcamos pelo albergue mesmo. Eles te dão as fotos e vídeos do passeio num cd e os guias são super animados!

O tour dura o dia inteiro e é bem cansativo. Você sai de van bem cedinho até um ponto no meio da estrada onde eles dão instruções sobre o downhill e servem café da manhã. De lá começamos a descida numa estrada asfaltada e depois seguimos pela Estrada da Morte, que é uma estrada de terra hiper estreita, considerada uma das mais perigosas do mundo. No total são 64km de descida.

A estrada teoricamente está desativada, mas passaram alguns carros e caminhões enquanto descíamos.

Não vou negar que o passeio é perigoso, mas vale muito a pena e eles te dão proteção e roupa especial. Além disso tem alguns pontos de parada onde tomamos água, Red Bull e comemos uns chocolates para dar energia e reduzir a velocidade das bikes.

No final da descida eles nos levam até um hotel, com restaurante, piscina e redes, onde almoçamos, tomamos banhos e descansamos um pouco até a longa viagem de volta (2 ou 3 horas até La Paz, numa van bem desconfortável).

Hotel onde descansamos no final do passeio

DICA: Se você tiver em La Paz num domingo tem luta livre de cholas! Dizem que é legal, mas não fomos, porque fomos ver um jogo no estádio de futebol... Strongest x Bolivar, bem irado!

HOTEL

Ficamos no Wild Rover. É bom o albergue, mas nada incrível, tipo albergue de festinha! O bar era bem legal e a comida era ótima e barata, jantamos lá todos os dias.

La Paz - Copacabana: 3h30 - 30 bolivianos (Bs)

Copacabana

Eu não achei nada demais em Copacana, o Marcelo curtiu, mas acho que 1 dia é suficiente. Tem basicamente uma praça e uma rua principal, onde ficam os café, bares e restaurantes.
Ficamos num hotelzinho bom, com água quente e MUITO barato (água quente em copacabana é dificicil!), mas "longe" do centrinho (longe = 10min andando, a cidade é mini). Casa del Sol o nome, 30Bs por pessoa.

Isla del Sol

1 dia, sem dormir

O passeio custa 30Bs ida e volta e é muito irado! Compramos o bilhete na noite anterior na agência de viagem que compramos também o bilhete de onibus pra Puno.

Como fomos pra Puno num ônibus noturno logo depois do passeio, pudemos deixar as malas na agência enquanto visitávamos a Isla del Sol. Tem gente que dorme lá, dizem que é bem legal.. mas nosso tempo corrido de viagem não permitiu!
O barco leva 1h30 pra chegar lá. Você desce na parte norte, onde um guia local te leva nuns templos e tal e depois você faz uma trilha pra parte sul... São 3h de trilha, bem puxada (mesmo, porque além de ser bem íngreme, tem a altitude e o calor é forte), mas é lindo, vale muito, principalmente com sol! Só não esqueça de levar bastante água e protetor solar, eu não passei filtro e fiquei toda queimada de sol.

LINKS RELACIONADOS

GALERIA BOLÍVIA

Sinta o gostinho dessa viagem através das fotos que fizemos.

SALAR DE UYUNI

A travessia de San Pedro do Atacama, no Chile, até Uyuni, na Bolívia, é uma viagem imperdível.

SUCRE E POTOSÍ

Duas belas supresas que a Bolívia nos deu.