© 2023 por YOLO.

Orgulhosamente criado com Wix.com

  • Black Instagram Icon
  • Black YouTube Icon
  • Black Facebook Icon
CAÇANDO A AURORA BOREAL
Como escolher o seu destino

Meu grande sonho sempre foi ver uma Aurora Boreal e em Fevereiro de 2015 fui até a Noruega realizar esse sonho. Antes de ir pesquisei muito sobre o assunto e resolvi compartilhar aqui um pouco do que li e, especialmente, o que vivi.

 

ESCOLHENDO SEU DESTINO

 

Há muitas formas de ver a Aurora Boreal. A principal é estar no hemisfério norte, quanto mais ao norte melhor. É bom também que seja inverno, ou o mais próximo da estação possível.

Vale lembrar que o frio não tem nada a ver com as Auroras, mas elas só são visiveis no escuro, como estrelas, e no norte o inverno tem noites mais longas e você mais chances de ver as luzes.

 

Os melhores lugares para isso, ou seja, com mais incidência das Northen Lights são: Norte da Escandinávia (Noruega, Finlândia e Suécia), Islândia, norte da Rússia, Canadá e Alasca (EUA).

 

A cidade que escolhemos ver a aurora boreal foi TROMSØ, na Noruega. Escolhemos a Noruega porque queríamos ir para a Europa e Tromsø por não ser tão fria quanto as outras cidades ao redor (a temperatura média por lá é de -15º, enquanto na cidade visinha Abisko, na Suécia, é de -30º), e por ter uma vida mais agitada, pois é uma cidade universitária.

 

Apesar dos pontos positivos que eu falei, a Escandinávia tem um problema: Dinheiro! Tudo é muito caro, comida, hospedagem, os passeios, etc.

Então é legal levar isso em consideração na hora de escolher seu destino. Li que o Alasca e o Canadá tem preços mais acessíveis, mas com temperaturas muito mais violentas, que giram em torno de -40ºC.

 

 

CAÇANDO A AURORA EM TROMSØ

 

Mesmo em Tromsø há muitas opções de como ver a Aurora Boreal, vou listar aqui(começando pelo que fiz):

 

1.Tour:

Há um milhão de agências de turismo na cidade que oferecem tours para ver a Aurora Boreal. Cada uma oferece alguma coisa diferente, como equipamento fotográfico, trenós de cachorros, saunas, roupas térmicas, esquis... etc. Dependendo do que você quiser, o preço vai variando. Há até mesmo expedições de mais de um dia. Eu adoraria ter feito uma expedição longa ou um passeio de renas, mas nossa verba não nos permitiu isso.

Fomos pela Artict Trip e nos custou NOK 1080 cada. O que a empresa nos ofereceu: limite de 8 pessoasroupas, meias, botas, tripésbebidas quentes e um churrasco em pleno inverno norueguês. O guia, Roy, é o dono da empresa e é um amor.

O passeio começou 17h e já no caminho vimos uma aurora bem forte na estrada. Paramos para algumas fotos e então seguimos para um lago com montanhas ao fundo onde pudemos fazer fotos lindas. Realmente uma experiência única e inesquecível. As luzes estavam super intensas e pudemos ver uma aura roxa em baixo de todo o verde que dominava, foi emocionante.

O passeio durou até 1h da manhã, quando já estávamos exaustos e congeldos, mas se dependesse do Roy teria durado ainda mais.


 

Nós no tour

2.Prestvannet Lake:

Um lindo lago congelado que fica um pouco mais afastado do centro da cidade e, por isso, com um pouco menos de iluminação das ruas. É possível chegar no lago através dos ônibus 28 ou 40 saindo do centro.

Fomos até lá em torno de 23h. Nesse dia a Aurora estava bem instável, aparecendo e sumindo, mas esperamos, num frio absurdo, e ela apareceu, linda mas não tão intensa. Foi super legal e econômico, mas não se compara com o vimos no Tour. O legal é que fomos nesse lago antes do tour, então a intensidade foi só aumentando.

Leve Aurora sobre o Prestvannet Lake

3.Andar a noite em Tromsø:

De fato vimos, em cima das nossas cabeças, bem no centro (iluminado) da cidade. Mas por conta das luzes das ruas e casas, não se vê tão intensamente quanto se pode ver em um local mais isolado.

 

4.Alugar um carro:

Simples, alugar um carro e dirigir para um lugar escuro e sem nuvens. Sai mais barato do que o tour, ainda mais se você estiver em grupo. Mas não tive coragem de dirigir na neve pois não tenho nenhuma experiência com isso.

 

5.Elverhoy Kirke: 

É uma igreja mais distante. Mas é preciso caminhar 45 minutos para chegar até ela, e essa ideia não nos apeteceu no frio de -15ºC.

 

6. Lyngen:

Lyngen é um lago no meio das montanhas que parece maravilhoso. Lá existem alguns hotéis e é possível dormir lá uma noite e voltar para Tromsø. O problema é que só se chega de carro e nós não quisemos dirigir.

 

EXTRA: Hurtigruten:

O Hurtigruten é uma linha de navios (algo entre um Ferry e um cruzeiro) que transita pela costa norueguesa. Foi dessa forma que fomos de Bergen, no sul a Noruega até Tromsø. Foram 5 dias de viagem, parando em várias cidades lindas. Quando o navio se aproxima do Círculo Polar Ártico é possível ver a Aurora Boreal dele. Eles tem até um sistema de te acordar caso ela apareça de madrugada.

Vimos uma noite no navio e foi maravilhoso! Foi a primeira vez que vimos uma Aurora Boreal na nossa vida! Só não é o melhor lugar para tirar fotos, pois com o balançar do navio fica muito difícil não deixar a foto tremida.

Foto tremida tirada no navio

Tromsø é uma das cidades com maior incidência de Auroras Borais, dizem que a cada 4 noites, 3 tem Northen Lights. Seguindo essas contas, ficamos 3 noites lá . Na primeira, a previsão era de céu bem nublado. Na segunda parcialmente e na terceira céu limpo. Decidimos marcar o tour apenas para o terceiro dia. Se você está com dinheiro, recomendo marcar 2 vezes, de repente experiências ou agências diferentes. Mas como nosso budget era curto, deixamos só para o dia mais provável de vermos. Se tiver dúvidas de qual é o melhor dia, os próprios guias e agentes de viagens te ajudam a decidir. 

 

* Todas as fotos desse post foram tiradas por mim ou pelo Marcelo nessa viagem. Mais fotos AQUI!

LINKS RELACIONADOS

GALERIA NORUEGA

Sinta o gostinho dessa viagem através das fotos que fizemos.

TROMSØ

Tromsø é conhecida como a capital da Aurora Boreal mas a cidade vai muito além disso.

BERGEN + HURTIGRUTEN

Descuba como foi explorar as pequnas cidades costeiras da Noruega a bordo de um navio.

Please reload

Por Julia Zettel

  • Black Instagram Icon
  • Black YouTube Icon
  • Black Facebook Icon
Nas Redes
Seu Vídeo
organize sua viagem