© 2023 por YOLO.

Orgulhosamente criado com Wix.com

  • Black Instagram Icon
  • Black YouTube Icon
  • Black Facebook Icon

Não é só uma boa edição que faz um vídeo incrível. Trabalhando com vídeos de viagem, percebi que muitas pessoas cometem os mesmos erros na hora de filmar suas férias.

Aqui vão algumas dicas espertas para deixar seus vídeos com cara de vídeos profissionais.

 

1. Tenha calma

 

É muito comum quando nos deparamos com uma paisagem muito bonita que a gente fique afobado querendo tirar mil fotos e fazer vários vídeos sem prestar muita atenção no que estamos fazendo. Respire fundo, olhe em volta e pense o que você quer mostrar e como… O que nos leva pra próxima dica.

2. Pense nos seus planos antes de apertar o botão

 

Você não precisa entender de filmagens para isso, basta pensar em como você quer mostrar aquilo que está filmando: um movimento de cima para baixo? De um lado para o outro? Parado mostrando a paisagem?

3. Dê preferência a poucos movimentos

Escolheu um movimento de cima para baixo? Legal, faça esse vídeo… Depois resolveu que quer mostrar de um lado para o outro? Pare de filmar e recomece para fazer o próximo vídeo. Movimentos lentos também ajudam a deixar os vídeos mais bonitos, é mais fácil acelerar depois do que diminuir a velocidade. Quando fizer movimentos, tente manter a velocidade constante. Evite também dar zoom durante uma filmagem.

 

4. Tente manter a estabilidade da câmera  

Para isso, os itens 1 e 2 ajudam muito. Além disso, um tripé ou uma base que você possa apoiar a câmera também são ótimos, mas caso você não tenha essas possibilidades, a dica é prestar atenção na posição do seu braço. Busque uma posição confortável, principalmente se estiver com uma câmera mais pesada. Eu gosto de 2 formas de segurar a câmera para filmar: pressionar os cotovelos contra o peito ou usar a cordinha câmera bem esticada (presa no seu pescoço, estique os braços até esticar a cordinha).

 

5. Não filmar andando

A não ser que você queira fazer um estilo, tipo se filmar enquanto caminha (com a GoPro funciona bem), ou seus pés indo para algum lugar, evite filmar andando.

COMO MELHORAR SEUS Vídeos DE VIAGENS
10 dicas para melhorar seus vídeos de viagem

COMO MELHORAR SUAS FOTOS DE VIAGENS

Dicas para tirar fotos ainda mais incríveis dos seus destinos favoritos.

SEU VÍDEO

Gostou dos vídeos do blog e desejou ter um filme das suas viagens? Eu sou editora de vídeos e ficaria muito feliz em te ajudar a montar um vídeo lindão das suas férias!

VÍDEOS

Confira alguns pequenos vídeos que fiz em minhas andanças.

Please reload

LINKS RELACIONADOS

 

6. Não usar zoom máximo

 

Se sua câmera tiver zoom, evite filmar usando o máximo, pois a qualidade diminui muito. Aliás, como eu disse acima, evite dar zoom durante uma filmagem. Se resolver mostrar algo mais de perto, pare de filmar e recomece já com o zoom no objeto desejado.

 

7. Sempre filmar na horizontal

Essa pode parecer óbvia, mas hoje em dia com stories e etc, a gente acaba bobeando. Se se vídeo não for pro Instagram, filme deitado (na horizontal).
 

8. Prestar atenção no formato & frame rate que está filmando

Na maioria das câmeras é possível escolher as confirgurações das suas fotos e vídeos. É bem interessante aprender a usar o equipamento e sempre configurar da mesma forma. Para vídeos na internet o ideal é filmar em 24fps, mas se escolher outro frame rate, tudo bem, o importante é que todos os clipes de um mesmo vídeo estejam no mesmo frame rate.

Já em relação ao formato, vai variar de acordo com o seu objetivo e equipamento. Hoje em dia o ideal é que se escolha entre HD, Full HD e 4K. Eu particularmente prefiro filmar em Full HD (1920×1080).

 

9. Fotometrar a parte mais clara da imagem

Se você tem uma câmera com ajustes manuais e se sente à vontade para usá-la desse modo, quando for fotometrar, faça na parte mais clara, é mais fácil clarear uma imagem escura do que escurecer algo estourado.

 

10. Cuidado com foco automático

Se for usar o foco automático, quando mais estáveis forem seus clipes, melhor. Se você se mexe muito ou seu objeto filmado se mexe muito é possível que o foco fique variando e isso é ruim para os vídeos. É legal tomar cuidado e caso isso esteja acontecendo, mude o foco para o manual e verifique no visor se imagem está focada.

 

Dica extra para Vlogs:

 

11. Não gravar falas em lugares muito barulhentos

É legal gerar conteúdos além das imagens para seus seguidores, então se for contar sobre o lugar, falar para câmera ou descrever o que está vendo, cuidado na hora de filmar esse conteúdo. Se estiver em um lugar muito barulhento ou com muito vento, não vai ser possível entender o que você está falando, principalmente se a câmera não estiver virada para você (o microfone fica na frente). Vá para um lugar mais silencioso na hora de falar e não fale com a GoPro com capa, não dá para entender nada, rs.

Por Julia Zettel

  • Black Instagram Icon
  • Black YouTube Icon
  • Black Facebook Icon
Nas Redes
Seu Vídeo
organize sua viagem