top of page

Fez


fez

Quando se trata de Marrocos há sempre a pergunta: é tranquilo para meninas? Eu achei super de boa, mas fui com 2 amigos homens e não estava tão quente, então usei bastante calça e blusas de manga. Tive amigas que foram sozinhas e parece que deu certo também, então minha resposta é: se joga! Mas sempre com cuidado, especialmente para não desrespeitar a cultura local.

*Essa viagem foi feita em 2010

* Dica: Se te oferecerem ajuda na rua, fique atento, muitas vezes as pessoas cobram por essa ajuda.

 

Eu amei Fez, é uma cidade grande, com a mesma estrutura de Marrakech (Medina, mercados e cidade nova fora da Medida) só que bem menos caótica e turística. Ficamos 2 dias por lá.

TURISMO

- Chaouwara Tannerie: A principal atração lá são as tinturarias de couro, que são enormes poços coloridos onde eles tingem os couros. Você sobe em terraços, que ficam em cima das lojas, e consegue ver de cima, bem incrível, mas tem um cheiro horrível. Eles te dão até um hortelã para você respirar cheirando a planta e evitar o fedor

feira noite

- Medersa Bou Inania: Escola linda, cheia de azulejos, dentro da Medina.

marrocos

- Royal Palace: Fora da Medina, não se pode entrar, mas é lindo por fora.

- Túmulos Merenid: Vista linda para Medina de Fez (se não me engano fomos de táxi).

vista amigos

- Bab Bou Jeloud: Entrada principal da Medina, é um portão maravilhoso.

mercado

ONDE COMER

- Chez Thami: Descobrimos esse restaurante maravilhoso de comida marroquina e almoçamos nele todos os dias, dentro da Medina.

ONDE DORMIR

Assim como Marrakech, é mais fácil se hospedar dentro da Medina para conseguir fazer a maioria dos passeios a pé. Como chegamos cansados e sem reservas, acabamos ficando num dos hotéis mais bizarros da minha vida.

Era cheio de gatos por todo lado e dentro do quarto tinha algo como um box gigante que era o banheiro (sim, era semi-transparente e no meio do quarto), vide a foto abaixo (mais fácil descrever em imagens):

CHEGANDO EM FEZ

Antes de ir para Fez estávamos fazendo o tour pelo deserto do Saara, que começa e termina em Marrakech, mas como estávamos indo para Fez e o último dia de tour era mais ao norte de Marrakech (na direção de Fez) pedimos para o guia nos deixar na rodoviária mais próxima, onde pegamos o ônibus mais bizarro que eu já entrei.

A viagem durou cerca de 12 horas e o ônibus era incrivelmente velho, daqueles que as bagagens vão em cima (estava chovendo) e sem banheiro. Além disso era um ônibus parador, mas que não tinha tempo de parada para banheiro ou comida. A sorte é que dormimos boa parte do trajeto e em alguns momentos pedimos para o motorista esperar irmos ao banheiro, mas quase morremos de fome, porque não tinha onde comprar comida.

Mas o que caracteriza ter sido tão bizarro era o buraco no meio do corredor do ônibus que dava direto no chão, uma loucura.

Não sei se havia um ônibus executivo direto e não nos venderam, ou se essa era realmente a única opção, mas se quiser mais conforto, imagino que seja melhor sair de Marrakech para Fez (tem ônibus semi-leito noturno entre as duas cidades).

*Lembrando que fiz essa viagem em 2010, não havia smartphones e além disso éramos jovens e mochileiros... Acho que hoje em dia as coisas são mais fáceis.

 

Faça parte da nossa lista de emails

Nunca perca uma atualização

bottom of page