top of page

Pouso do Cajaiba - RJ


praia

* Essa viagem foi feita em fevereiro de 2014

O Pouso do Cajaíba é um mini vilarejo de pescadores bem simples e a praia lá não é das melhores, tem muitos barcos na água e pássaros rondando esses barcos. O legal é fazer as trilhas e explorar as redondezas. Fomos num grupo grande, com muitas meninas e algumas delas não estavam acostumadas com trilhas muito pesadas, então escolhemos alguns destinos tendo isso em vista.

TURISMO

- Trilha para Praia Grande do Cajaíba: A trilha é a mais extensa que fizemos, mas você vai passando por várias praias no caminho, onde pode parar, mergulhar e relaxar antes de seguir. Em alguns pontos ela é um pouco íngreme. No caminho você passa pelas seguintes praias: Itanema, Calhaus, Itaóca e Grande. Voltamos de barco.

praia

- Praia Grande: A Praia Grande é a que tem mais estrutura (fora pouso), com 2 ou 3 opções de restaurantes e foi lá que comemos um pastel delicioso (e famoso). Na ponta da praia tem também uma pequena trilha de 10 minutos que dá numa cachoeira linda e refrescante, vale muito a pena.

* Em praia grande também tem algumas casinhas para alugar e 2 campings, muita gente escolhe ficar por lá.

espumante ostras

bode praia

- Sumaca: Pegamos o barco até um ponto, aparentemente no meio do nada, onde se dá início a uma trilha pelos morros até Sumaca. A trilha é íngreme mas moderada e durou aproximadamente 40 minutos. A praia é pequena e linda. Lá tem um camping e um restaurante onde comemos um PF.

praia

- Toca do Carro: A toca do carro é uma mini praia entre Pouso e Itanema e foi eleita nossa preferida. É possível chegar por uma trilha curta (com uma descida bem íngreme) ou de caiaque/SUP partindo do Pouso.

praia

ONDE DORMIR

COMO CHEGAR

Chegamos em Paraty de manhã cedo onde o marido da Leny, que é barqueiro, foi nos buscar no cais turístico e nos levou de lancha para o Pouso (cerca de 2h).Combinamos com antecedência esse esquema com a Leny e muitas casas oferecem esse serviço, mas é possível chegar no cais e arrumar barco por lá, ficam muitos barqueiros oferecendo o translado.É possível fazer o percurso de lancha, que é mais rápido e um pouco mais caro, ou de barco. Pouso também tem acesso por Paraty Mirim, que é mais perto e menos tempo de barco (45min), mas teríamos que pegar um outro ônibus de Paraty para lá e depois o barco. Quem vai de carro, pode deixar nos estacionamentos que tem em Paraty Mirim e pegar o barco de lá.

mar barco

Algumas observações sobre Pouso

 

Faça parte da nossa lista de emails

Nunca perca uma atualização

bottom of page