top of page

Cânions Fortaleza & Itaimbezinho - RS


canion

A cidade base para se explorar os Cânions é Cambará do Sul, uma pequena cidade simpática a 3 horas de Porto Alegre. Essa é uma viagem ideal para um final de semana e é super apropriada para famílias.

Quem quiser estender a viagem é possível fazer como nós e combinar a ida à Cambará com Gramado e Canela.

Nós ficamos 2 dias por Cambará do Sul e achamos o ideal para explorar os Cânions (se você quiser fazer todas as trilhas disponíveis sem correria, talvez seja necessário mais um ou meio dia. Nós não fizemos a trilha do Rio do Boi, a mais longa da região).

* Essa viagem foi feita em Janeiro de 2017

 

CÂNION FORTALEZA

É o maior e mais impressionante dos dois, então recomendo ir nele no segundo dia.

Ele fica localizado no Parque Nacional da Serra Geral, a 23km de Cambará do Sul. É preciso dirigir por alguns quilômetros de estrada de terra, mas dirigindo com cuidado, não é necessário 4x4.

O trecho asfaltado da estrada é lindo e bem sinalizado. Você consegue conhecer tudo no mesmo dia (há quem faça os 2 Cânions no mesmo dia, eu acho puxado).

A entrada é gratuita e funciona a base de doações. Os funcionários da recepção foram extremamente gentis com a gente e a manutenção das trilhas é ótima.

Todas as trilhas tem estacionamento na base e nenhuma precisa de guia.​

Funcionamento: Todos os dias das 8h00 às 17h00

TRILHAS

- Mirante: Trilha principal onde se tem a vista principal do Cânion por cima. Ela é super leve e a vista é de tirar o fôlego. É importante levar protetor solar pois não há sombra na trilha.

mirante canion

- Cachoeira do Tigre Preto e Pedra do Segredo: Outra trilha fácil leva até a Pedra do Segredo. No caminho você precisa cruzar o rio que forma a Cachoeira do Tigre Preto, proporcionando uma bela vista da enorme queda d'água.

cachoeira

 

CÂNION ITAIMBEZINHO

Fica localizado no Parque Nacional Aparados da Serra, 18Km de Cambará do Sul. Também há um trecho de estrada de terra, mas em boas condições então não precisa de 4x4.

Por ser um Parque Nacional ele tem mais estrutura que o outro, com um Centro de Visitantes e até área de pique-nique.

No parque existem 2 trilhas e para quem quer explorar o cânion por baixo existe uma terceira trilha, que entra por outro lugar e é a única que precisa de guia.

Eu li que a entrada era 6 reais por pessoa + 5 do carro, acontece que quando visitamos o Itaimbezinho, em janeiro de 2017, o governo havia parado de manter o parque e os funcionários estavam trabalhando como voluntários e a entrada também funcionando a base de doações.

​Funcionamento: De quarta-feira a domingo de 09:00 às 17:00

TRILHAS

- Vértice: É a mais curta e fácil do parque, com pouca subida e descida. Mais ou menos 1 hora de trilha.

vista cachoeira

- Cotovelo: Mais longa que a outra, mas é uma trilha moderada, pois é bem plana. A vista do Cânion é muito linda e vale a pena fazer. São 3 horas ida e volta. Importante saber que ela fecha às 15 horas, então é bom ir primeiro nela e depois na menor. Também é bom levar protetor solar pois não há muita sombra.

vista canion

ONDE COMER

- Galpão Costaneira: Restaurante tradicional gaúcho muito gostoso, com uma decoração típica bem simpática.

- Galeteria O Casarão: Galeteria com buffet de saladas.

- Du Perau Gastro Pub - Pub da cidade, com muitas cervejas artesanais locais, música boa e comida gostosa (os sanduíches são bem grandes, rola dividir) e o dono é super simpático.

ONDE DORMIR

Ficamos na pousada Cabanas Brisa dos Cânions, que é um ótimo custo benefício na região. Ela é bem localizada, no centrinho de Cambará do Sul, e os quartos são bem simples mas confortáveis, com ar condicionado e frigobar. Os funcionários nos receberam super bem.

Para algo mais romântico e chique, tem o Parador Casa da Montanha, que parece um sonho.

 

Faça parte da nossa lista de emails

Nunca perca uma atualização

bottom of page