top of page

Tour pelo deserto (3 dias)


feira

Quando se trata de Marrocos há sempre a pergunta: é tranquilo para meninas? Eu achei super de boa, mas fui com 2 amigos homens e não estava tão quente, então usei bastante calça e blusas de manga. Tive amigas que foram sozinhas e parece que deu certo também, então minha resposta é: se joga! Mas sempre com cuidado, especialmente para não desrespeitar a cultura local.

*Essa viagem foi feita em 2010

 

Fizemos o tour de 3 dias e 2 noites.

Nos primeiros dias em Marrakech, reservamos a excursão pelo hotel mesmo e saiu tudo certo, mas de longe recomendo a empresa que usamos, nem saberia dizer o nome.

O guia não falava inglês, nem francês (língua oficial do país, junto com o árabe), nem qualquer outra língua que pudéssemos nos comunicar direito com ele, uma loucura! Além disso ele dirigia mega rápido, numas estradas bizarras, mas sobrevivemos! Rs.

Custou em torno de 70 Euros com café da manhã, jantar, transporte e hospedagem inclusos (hoje parece que está em torno de 90 Euros).

O tour passa por lugares lindos e vale super a pena. Tem diversas durações, fizemos o de 3 dias e 2 noites, onde você dorme a primeira noite em um hotel e a segunda numa tenda no meio do deserto (onde você chega de camelo).

Como fizemos o tour curto, só fomos até o que eles chamam de “as portas do Saara”, as opções com mais dias você dorme mais noites no deserto e consegue conhecer melhor.

*OBS: No tour de 3 dias o último dia é apenas de translado de volta para Marrakech.

estrada

DIA 1

- Aït Benhaddou: Cidade fortificada (ksar) típica da região do Saara, com casas de barro, madeira e palha

cidade deserto

- Ouarzazate: Cidade conhecida como a "porta do deserto", perto da cordilheira do Atlas.

marrocos

- Gorges de Dadés: Estrada mega estreita e cheia de curvas, do alto dela se tem uma vista legal.

estrada

- Noite em hotel, num lugar lindo, no meio de um vale. O hotel estava incluso no tour e era bem caídinho, mas o rio em frente compensou. O nome era Kasbah de la Vallée.

feira noite

DIA 2

- Cidade rural e vendedor de tapetes: A primeira parada foi uma dessas paradas para turistas, onde visitamos uma pequena cidade rural onde conhecemos algumas tecelãs e vendedores de tapete. O preço não compensa, melhor comprar nas cidades.

campo marrocos

- Gorges de Todra: Desfiladeiro de cânion com um rio, bem bonito.

- Passeio de Camelo no deserto: Você chega no fim de tarde para pegar os camelos e passear pelas dunas, ver o por do sol e ir para as tendas da noite.

Acontece que passamos um perrengue monstruoso, acho que um dos piores da minha vida: uma tempestade de areia em cima dos camelos. Foi um caos e, por isso, não vimos o por do sol das dunas (uma das principais atrações do passeio), mas valeu a aventura!

- Noite no deserto: A noite foi incrível, com um céu maravilhoso todo estrelado e serviram uma comida deliciosa.

* O tour começa e termina em Marrakech, mas como estávamos indo para Fez e o último dia de tour era mais ao norte de Marrakech (na direção de Fez) pedimos para o guia nos deixar na rodoviária mais próxima, onde pegamos o ônibus mais bizarro que eu já entrei.

A viagem durou cerca de 12 horas e o ônibus era incrivelmente velho, daqueles que as bagagens vão em cima (estava chovendo) e sem banheiro. Além disso era um ônibus parador, mas que não tinha tempo de parada para banheiro ou comida. A sorte é que dormimos boa parte do trajeto e em alguns momentos pedimos para o motorista esperar irmos ao banheiro, mas quase morremos de fome, porque não tinha onde comprar comida.

Mas o que caracteriza ter sido tão bizarro era o buraco no meio do corredor do ônibus que dava direto no chão, uma loucura.

Não sei se havia um ônibus executivo direto e não nos venderam, ou se essa era realmente a única opção, mas se quiser mais conforto, imagino que seja melhor sair de Marrakech para Fez (tem ônibus semi-leito noturno entre as duas cidades).

 

Faça parte da nossa lista de emails

Nunca perca uma atualização

bottom of page