top of page

Roadtrip: 11 dias pela Namíbia


carro estrada

Em março de 2017 embarquei para o destino mais inusitado que já fui, a Namíbia. Por conta de uma promoção da Taag (cia aérea angolana) juntamos um grupo de 7 amigos e fomos desbravar o segundo país menos populoso do mundo.

PRIMEIROS PASSOS

Resolvemos que faríamos uma roadtrip e começamos a fazer as pesquisas sobre como se locomover, onde dormir e o que visitar. Acabamos optando por fechar um pacote com a Wild Dogs Safari, uma empresa local que nos ajudou muito com tudo.

Eles bolaram um roteiro de acordo com os dias que tínhamos, organizaram o carro e reservaram todos os campings e hotéis para nós, o que foi ótimo.

Escolhemos alugar dois 4x4 (ser 4x4 é imprescindível, pois 80% das estradas do país não são asfaltadas) daqueles que vem com barraca no teto (cada carro tinha 2 barracas de 2 pessoas), muito maneiro. Mas eles fecham todo tipo de carro/ hospedagem, de acordo com sua necessidade e orçamento.

O carro era muito irado e além das barracas no teto ele vinha equipado com tudo: roupas de cama, saco de dormir, fogareiro, mesas e cadeiras, utensílios de cozinha e mini-geladeira.

homem barra no carro

Quando chegamos em Windhoek, a capital da Namíbia, a Liza (responsável da Wild Dogs pelo nosso grupo) nos encontrou no nosso hotel e nos entregou um envelope com um livrinho com nosso itinerário, os vouchers de todas as hospedagens e um mapa, já marcado com nossos hotéis, pontos de interesse e postos de gasolina, muito legal. Inclusive, o mapa de papel + as placas foram suficientes para nos locomover pelo país, não precisamos alugar GPS.

mapa

DICAS ÚTEIS

- Ficar sempre de olho nos pontos onde tem posto de gasolina e tentar manter o tanque acima da metade sempre, para não correr riscos.

- Não dirigir acima de 80 km/h nas estradas de terra. Elas são boas, desertas e o limite é de 100 km/h, mas lá é mão inglesa, animais cruzam as pistas e o carro dá umas leves derrapadas, então é preciso ficar bem atento.

- Além disso é bom manter distância dos outros carros, pois eles levantam muita poeira e dificulta a visibilidade.

- Ter snacks e mantimentos no carro, pois você fica horas sem cruzar com nada nem ninguém na estrada. Os melhores lugares para fazer as compras maiores, caso você vá cozinhar nos campings como nós são Windhoek e Swakopmund, onde tem mercados maiores. Em Etosha e Sossusvlei tem mercado nos campings mas tem pouca coisa (tem cerveja, água, alguns snacks), já em Damaraland não tem nada.

- Não precisa de carteira de motorista internacional para dirigir na Namíbia (conferi essa informação com a embaixada, mas a moça da Namíbia Car Rentals deu uma implicada. O dono depois chegou e liberou, até porque 2 conhecidos meus alugaram com a mesma empresa e não tiveram problemas. Caso você já tenha a carteira internacional, acho que vale levar)

- Brasileiros não precisam de visto.

zebras carro safari

NOSSO ROTEIRO

* Nesse post vou apenas listar o roteiro, em ordem, com os lugares onde dormimos. Nos outros posts de cada destino falo mais sobre eles.

Dia 1 - Chegada em Windhoek​

Dia 2 - Windhoek - Sesriem: Aproximadamente 6 horas de viagem

Dia 3 - Sesriem: Dia para explorar Sossusvlei, principal deserto da Namíbia

Dia 4 - Sesriem - Swakopmund: Aproximadamente 5 horas de viagem, passando por Solitaire e Walvis Bay

​Dia 5 - Swakopmund: Dia para conhecer melhor o centro da cidade, Walvis Bay e Sandwich Harbour

Dia 6 - Swakopmund - Damaraland: Aproximadamente 5 horas de viagem, passando pela Costa dos Esqueletos e Spitzkoppe

Dia 7 - Damaraland - Khorixas: Aproximadamente 3 horas de viagem - o plano inicial era dormir em Hoada, outra cidade da região, mas ficamos sem gasolina e tivemos que desviar o caminho para Khorixas onde tinha posto. No caminho visitamos Twyfelfontein e Vingerklip

Dia 8 - Khorixas - Etosha (Okaukuejo): Aproximadamente 3 horas de viagem

Dia 9 - Etosha (Okaukuejo): Dia de fazer safári pelo parque!​

Dia 10 - Etosha (Okaukuejo) - Etosha (Namutoni): Dia de Self-drive pelo parque, passamos o dia dirigindo e procurando animais na estrada entre uma ponta e outra do parque.

​Dia 11 - Etosha (Namutoni) - Windhoek: Aproximadamente 7 horas de viagem (acordamos bem cedinho para ir até a capital, devolver o carro e já pegar o vôo de volta para o Brasil)

carros deserto

Faça parte da nossa lista de emails

Nunca perca uma atualização

bottom of page