Éfeso & Pamukkale

Conhecendo um pouco mais da Turquia

Esse post faz parte da minha viagem de 10 dias pela Turquia, em 2010. Não achei que foi tempo suficiente para explorar o país como gostaria, então se você puder recomendo que fique mais! Com o tempo curto fui só para Istambul, Göreme (Capadócia) e Selçuk (onde se visita Éfeso e Pamukkale).

Éfeso é um complexo de ruínas no estilo grego e romano e Pamukkale é um conjunto de piscinas termais de calcário super azuis.

* CUSTO: O transporte, acomodação e comida na Turquia são muito baratos, e quando eu fui (2010), 1€ equivalia a quase 2TL! O que é mais caro são os lugares turísticos, mas acaba compensando o custo.

Além disso, o povo turco é incrível, super simpático, solícito e receptivo, o que tornou a experiência por lá ainda mais maravilhosa.

SELÇUK

Selçuk é uma pequena cidade que serve de base para os turistas que buscam conhecer Éfeso e a casa da Virgem Maria. Ela também fica relativamente perto de Pamukkale, então resolvemos dormir por lá para explorar esses dois destinos.

Se você for fazer esse "roteiro" que eu fiz, recomendo ir de Göreme (Capadócia) para Pamukkale, passar o dia lá e no fim da tarde ir pra Selçuk (Porque fica a 3 horas de distância, no caminho de Göreme pra lá).

Nenhum desses dois lugares (Éfaso e Pamukkale) precisam de tour, dá pra explorar por conta própria.

Eu peguei um tour pra Pamukkale, mas só porque saía mais barato para mim (por conta do transporte), uma vez que eu estava em Selçuk, que é mais distante da atração.

TURISMO

- Pamukkale é lindo, mas um pouco decepcionante ao vivo, pois a maioria das fotos e cartões postais são antigos, e muitas das piscinas naturais secaram e se desgastaram com o tempo. Mas é uma paisagem bem diferente e impressionate.


- Éfeso é um complexo de ruínas gregas, super bonito, mas estava lotado de turistas, pois a atração faz parte da rota de cruzeiros. Você vê tudo relativamente rápido, então depois de visitar a cidade antiga fomos para uma praia ali ao lado chamada Pamukac, legalzinha. Isso tudo você faz de van local mesmo a partir de Selçuk, super tranquilo.


HOTEL


- Atila's Get Away: Mais um albergue muito legal na Turquia! Ele fica na verdade à 3 minutos de carro de Selçuk, mas tem sempre alguém que trabalha lá que te pega (ou leva) em Selçuk quando você precisa.


*Nota: Essa viagem foi feita em 2010, então preços e albergues podem ter mudado, vale conferir antes!

#Europa #Turquia #Éfeso #Pamukkale #Ásia

Por Julia Zettel

  • Black Instagram Icon
  • Black YouTube Icon
  • Black Facebook Icon
Nas Redes
Seu Vídeo
organize sua viagem

© 2023 por YOLO.

Orgulhosamente criado com Wix.com

  • Black Instagram Icon
  • Black YouTube Icon
  • Black Facebook Icon