top of page

Viajando com o Hurtigruten a partir de Bergen

  • Writer: juliamzettel
    juliamzettel
  • Apr 30
  • 4 min read

Updated: May 12

Um cruzeiro pelo mar nórdico

Estocolmo neve

BERGEN

De Oslo pegamos um trem para Bergen, de onde saia o navio. Lemos que a cidade era bem pequena e que um dia por lá bastava, então chegamos a noite para ter o dia seguinte para curtir, já que o navio só embarcava as 16h e essa hora já era noite mesmo.

O que aconteceu foi que no dia que tínhamos lá caiu uma tempestade de neve histórica na cidade (e parace que só neva 3 vezes ao ano em Bergen) e, infelizmente não conseguimos aproveitar tanto.

Mas como bons turistas, enfrentamos a nevasca de demos uma voltinha pela cidade que é muito lindinha, cheia de casinhas coloridas.


Visitamos o Fish Market, onde conhecemos um vendedor super simpático que nos deu para provar algumas iguarias como baleia e nuggets de salmão! E caminhamos pelo Bryggen, área histórica da cidade.



HOTEL


City Box Hotel - Recomendo! O hotel fica muito próximo a estação de trem, 10 minutos caminhando do centro histórico e 15/20 minutos do porto de embarque do Hutigruten. Além de ser muito confortável, bonitinho e limpo.


Nevasca em Bryggen
Nevasca em Bryggen

HURTIGRUTEN

O navio é bem tranquilo e parece muito com um cruzeiro, tem atividades como filmes sobre a Norguega e opções de pacotes de turismo nos portos por onde ele para (não fizemos nenhum por motivos de dinheiro e porque preferimos ficar mais livres nos lugares).Pegamos a cabine mais simples que era pequena mas confortável. Não ficamos muito tempo dentro dela, afinal não tinha janela e assim perderíamos as paisagens incríveis por onde o navio passa ao longo do dia, quando não está ancorado.

O barco que pegamos tinha alguns bares, academia, sauna e uma jacuzzi que usamos 2 noites em pleno inverno norueguês, muito legal!


O navio tem outra coisa que foi muito bom para nós: um alerta de Aurora Boreal! Ou seja, caso você queira, eles avisam no seu quarto se durante a madrugada ela aparecer.

No nosso caso ela apareceu quando estávamos a caminho de Trondheim, logo após o jantar. Eles avisaram nos rádios do navio e saímos correndo para o deck externo para ver, pela primeira vez nas nossas vidas, uma Aurora Boreal. Foi umas sensação incrível!

As fotos no navio não saem boas, afinal ele fica se mexendo e a longa exposição necessária para captar as luzes atrapalha e faz com que todas saiam minimamente tremidas. Então se seu objetivo é não apenas ver, mas fotografar a Aurora Boreal como nós, ir até Tromsø continua sendo imperdível.

metro estocolmo

Mas vamos para os destinos:


1. ALESUND:


Cidadezinha mínima, mas muito linda e charmosa. Toda colorida e ainda demos a sorte de pegar um dia de sol por lá.

Não tem muitos pontos turísticos em Alesund, apenas uma montanha que você pode subir por uma trilha (418 degraus)para ver a vista da cidade, chamada Aksla, e a Gågata, uma rua de pedestres onde tem restaurantes e lojas. Outro ponto que se tem uma vista legal, mas não tão alta, é atrás do Alesund Museum.

Como a cidade é bem pequena, vale dar uma caminhada explorando as ruas e a beira do mar, sem se preocupar com um destino específico.

navio museu


2. BODØ:


Bodø consegue ser ainda menor que  Alesund. Tudo que fizemos por lá foi realmente caminhar na beira da água e pela rua principal.

Como é uma vila de pescadores, tem um caminho de madeira próximo ao pier onde muitos locais estavam passeando e praticando esportes, mesmo com o chão cheio de neve, incrível!

ree


3. LOFOTEN:


Lofoten foi uma decepção pessoal para mim em relação ao navio. No roteiro dizia que passaríamos uma tarde em uma das ilhas do arquipélogo e quando dei Google para descobrir do que se tratava fiquei encantada e se tornou o meu destino mais esperado da viagem.

Acontece que o roteiro mudou no meio no caminho e Bodø e Lofoten ficaram no mesmo dia. Chegamos em Lofoten depois do jantar, 22h da noite, mais ou menos, e ficamos apenas 40 minutos por lá, o que não deu tempo (ou claridade o suficiente) de ver praticamente nada.

Mas com certeza o arquipélogo de Lofoten entrou pro meu bucket list, de preferência no verão!

Se você estiver com uma viagem mais flexível, recomendo passar alguns dias por lá, parece mágico.

ree


4. TRONDHEIM:


De todas essas, Trondheim é a maior cidade que passamos, mas ainda assim é bem pequena. Para quem não está fazendo o navio como nós, pareceu um lugar legal para passar uma noite, vimos alguns bares e restaurentes que prometiam ser animados mais tarde.Pesquisando antes de ir, li sobre o Den Gode Nabo, supostamente o melhor pub da Noruega!


A atração principal da cidade é a Nidaros Cathedral, que é patrimônio da UNESCO. Ela custa 50 NOK para entrar e ainda tem outros complexos que fazem parte dela, como o Archbishop’s Place (não quisemos pagar para entrar).

Outro lugar é o Bakklandet, bairro de ruas de pedra com cafés, bem charmoso.

ree


Recent Posts

See All

Comments


bottom of page