top of page

Pouso do Cajaiba - RJ

  • Julia Zettel
  • Jan 14, 2018
  • 3 min read

Updated: May 22

Uma vila de pescadores próxima de Paraty

praia

* Essa viagem foi feita em fevereiro de 2014

O Pouso do Cajaíba é um mini vilarejo de pescadores bem simples e a praia lá não é das melhores, tem muitos barcos na água e pássaros rondando esses barcos. O legal é fazer as trilhas e explorar as redondezas. Fomos num grupo grande, algumas pessoas não estavam acostumadas com trilhas muito pesadas, então escolhemos alguns destinos tendo isso em vista.

TURISMO

  • Trilha para Praia Grande do Cajaíba: A trilha é a mais extensa que fizemos, mas você vai passando por várias praias no caminho, onde pode parar, mergulhar e relaxar antes de seguir. Em alguns pontos ela é um pouco íngreme. No caminho você passa pelas seguintes praias: Itanema, Calhaus, Itaóca e Grande. Voltamos de barco.

praia

  • Praia Grande: A Praia Grande é a que tem mais estrutura (fora pouso), com 2 ou 3 opções de restaurantes e foi lá que comemos um pastel delicioso (e famoso). Na ponta da praia tem também uma pequena trilha de 10 minutos que dá numa cachoeira linda e refrescante, vale muito a pena.

* Em praia grande também tem algumas casinhas para alugar e 2 campings, muita gente escolhe ficar por lá.

espumante ostras

bode praia

  • Sumaca: Pegamos o barco até um ponto, aparentemente no meio do nada, onde se dá início a uma trilha pelos morros até Sumaca. A trilha é íngreme mas moderada e durou aproximadamente 40 minutos. A praia é pequena e linda. Lá tem um camping e um restaurante onde comemos um PF.

praia

  • Toca do Carro: A toca do carro é uma mini praia entre Pouso e Itanema e foi eleita nossa preferida. É possível chegar por uma trilha curta (com uma descida bem íngreme) ou de caiaque/SUP partindo do Pouso.

praia

ONDE DORMIR

Encontramos os contatos das casas para alugar numa página do Facebook (sim, 2014 kkk). Ligamos para várias e ficamos na casa da Leny, que foi ótima! A Leny foi bem atenciosa e casa era limpa e espaçosa, na beira do mar. Super recomendo.

COMO CHEGAR

Chegamos em Paraty de manhã cedo onde o marido da Leny, que é barqueiro, foi nos buscar no cais turístico e nos levou de lancha para o Pouso (cerca de 2h).Combinamos com antecedência esse esquema com a Leny e muitas casas oferecem esse serviço, mas é possível chegar no cais e arrumar barco por lá. Muitos barqueiros ficam oferecendo o translado.

É possível fazer o percurso de lancha, que é mais rápido e um pouco mais caro, ou de barco. Pouso também tem acesso por Paraty Mirim, que é mais perto e menos tempo de barco (45min), mas teríamos que pegar um outro ônibus de Paraty para lá e depois o barco.

Quem vai de carro, pode deixar nos estacionamentos que tem em Paraty Mirim e pegar o barco de lá.

mar barco

Algumas observações sobre Pouso

Nós fomos no Carnaval, e o destino não é recomendado para quem quer agito. A noite no Pouso tem um reagge, uma fogueira e basicamente só, a cerveja também era cara.

O vilarejo não tem muita estrutura turística, é preciso ficar hospedado nas casas dos pescadores e os restaurantes são bem simples.

Vale a dica: A comida lá é bem cara, os PF’s custavam 30 reais em 2014 e eram individuais, sem falar que não comemos nenhum PF imperdível. Se puder, leve comida para cozinhar.


A energia no local era movida à geradores e placas solares e a luz acabava em torno de 23h, então as casas não possuem geladeira. Mas eles oferecem isopores grandes e dá pra comprar gelo por lá. Levamos bastante comida e o esquema funcionou bem.

* Dica final: O Pouso é legal, mas tudo lá é meio caro, então a boa é levar TUDO. Levamos pouca bebida e comida apenas para o jantar com medo de não caber no barco e nos arrependemos, eles estão acostumados a carregar coisas de Paraty para lá e vale muito mais a pena cozinhar e ter sua própria bebida.

Não sei se isso mudou, mas a minha percepção na época foi essa.

Comentarios


bottom of page