Montreal
- juliamzettel
- May 26
- 3 min read
Cores e charme na parte francesa do Canadá

Eu visitei Montreal em agosto de 2018, a partir de Nova York.
Eu comprei a passagem para Nova York numa super promoção e resolvi combinar os EUA e o Canadá na mesma viagem, pois já era minha terceira visita por lá.
Montreal é simplesmente encantadora e fica a apenas 1h30 de avião de NY. Achei a cidade no verão super vibrante, com muita cultura e cheia de grafites e arte na rua.
Fiquei 2 dias e meio e de lá segui de trem para Toronto e aproveitei para visitar também uma região incrível e pouco explorada, chamada Bruce Peninsula.
* Vale lembrar: Montreal fica na parte francesa do Canadá, mas imagino que seja fácil se comunicar em inglês.
TURISMO
Todo o centro da cidade pode ser visto em um dia, pois a cidade não é tão grande. Se quiser fazer com mais calma é melhor separar 1 dia e meio ou 2.
Old Montreal: Começar o passeio pela Place-d’Armes e Basilique Notre-Dame. Bater perna pelas ruas (a mais famosa é a Rue Saint Paul). Por ali também estão a Chapelle Notre-Dame-de-Bonsecours e a Place Jacques-Cartier.
Nessa área também se encontra o Marché Bonsecours, que quando eu fui estava abrigando uma exposição do World Press Photo, muito legal.
Parc Éphémère: Parque pequeno e charmoso que estava com uma programação musical durante o verão (fica bem perto da Rue Saint Paul).

Old Port: Orla da cidade, bem agradável de se caminhar e onde tem um parque de diversões e outros centros de entretenimento.

Place des Arts: Praça bem central onde fica o Museu de Arte Contemporânea (que não visitei). Ali também está a Rue Saint-Catherine, uma das principais ruas de comércio de Montreal.

Musée des Beaux-Arts de Montréal: Adorei o acervo do museu e quando eu fui estava com uma exposição bem legal do Picasso.
Parc du Mont-Royal: Parque enorme e lindo, legal para uma caminhada e para ver o por do sol. O pontos com a melhor vistas são: a panoramic view no Kondiaronk lookout.
L’Oratoire St Joseph: Outro lugar lindo para ver o por do sol.
Marché Jean-Talon & Le marché des saveurs du Quebec: Mercados super legais.

The Village: Antes era chamada de Gay Village e é uma área da cidade super colorida e legal de caminhar. A Rue Sainte-Catherine é só para pedestres e fica cheia de enfeites coloridos, com vários bares e restaurantes. Outra rua legal é a Rue Amherst, cheia de lojas de antiguidades

Mile End: Bairro charmoso cheio de grafites, brechós e lojas bacanas. Vale andar pela Av. Bernard. Umas lojas legais são: Sonorama (loja de discos), Drawn & Quarterly (livros), Monastiraki (hipster curiosities), Galerie CO (objetos reciclados), Annex.

ONDE COMER
Santa Barbara: Lugar legal pra café da manhã/ Brunch.
Marché Jean-Talon & Le marché des saveurs du Quebec: Além de turístico, são legais pra comer!
Jardin Nelson: Restaurate bem tradicional no centro de Old Montreal.
Schwartz’s Deli: Delicatessen bem tradicional e famosa.
St-Viateur Bagel
ONDE DORMIR
Fiquei hospedada no Gîte du Plateau Mont-Royal. Um albergue simples mas legal, perto do metrô Sherbrooke. Lá tem um terraço que rolam um Jazz com comidas e bebidas, bem agradável. Tem quartos privados e coletivos.
Comments