Bate volta em Ayutthaya
- Julia Zettel
- Jan 22, 2018
- 4 min read
Updated: May 20
Explorando a antiga capital da Tailândia

Um pouquinho de história: Ayutthaya é a antiga capital da Tailândia e e era a cidade mais importante do Reino da Tailândia. Só que em 1767 a cidade foi invadida pelos exércitos da Birmânia e foi totalmente saqueada e destruída, se transformando em um uma cidade com templos antigos e ruínas. Foi assim que Bangkok passou a ser a capital do país.
Esses templos e ruínas realmente impressionam e é algo completamente diferente do que se vê em Bangkok, fazendo o passeio até lá ser imperdível.
Como são muitos templos na cidade, é meio impossível ver tudo. Vou contar então quais templos visitamos na ordem que fizemos.
Fechamos um tuk-tuk lá mesmo para nos levar nos templos (eles não são próximos) e ele que foi guiando o passeio, achei ótimo.
DE BANGKOK PARA AYUTTHAYA
Existem algumas maneiras de ir para Ayutthaya saindo de Bangkok:
1. Trem: Foi a opção que escolhemos pois, além de econômica, eu amo andar de trem, Rs. Tem vários horários saindo da estação Hua Lamphong e é possível comprar o bilhete na hora. A viagem dura mais ou menos 2 horas, dependendo do trem e você pode escolher entre a segunda e terceira classe. Ambas são baratas, mas a diferença de preço é absurda. Fomos de terceira classe por 15 THB e voltamos de segunda por 300 THB. A diferença é que na segunda classe tem lugar marcado e na terceira não, além dos acentos serem mais espaçosos e confortáveis.
2. Vans: Elas saem de um terminal próximo ao Victory Monument BTS Station. A viagem dura entre 1 e 2 horas e o preço gira em torno de 70 THB.
3. Tours: Praticamente todas as agências de turismo de Bangkok oferecem esse passeio de bate e volta. Sondando o valor vi que fica em torno de 600 THB. É mais barato do que fazer por conta própria se você estiver em casal como nós, mas você fica preso aos horários do grupo, e eu particularmente não gosto muito de passeios assim.
4. Tours Privativos: Nas agências de Bangkok você também encontra essa opção. Dá também para reservar esse passeio diretamente do Brasil por sites de agências (dando Google achei várias opções), mas o preço tava fora do meu orçamento. Esse caso é legal porque geralmente inclui um guia, que explica as histórias dos templos e tal.

EXPLORANDO AYUTTHAYA
A cidade é bem grande e os templos são distantes um dos outros. Se você for por conta própria como nós é preciso contratar um tuk-tuk para fazer o trajeto. Nós pagamos 1200 THB por um passeio de 4 horas (para os 2). O motorista levava a gente, apontava num folheto que ele tinha o templo que estávamos e ficava nos esperando.
A vantagem desse esquema é que você fica quanto tempo quiser em cada templo e a desvantagem é que não tem ninguém explicando o que você tá vendo, nem a história por trás daquelas ruínas.
É possível alugar uma bicicleta em vez do tuk-tuk, mas achamos que no calor que estava não ia ser a melhor ideia do mundo.
Cada templo é pago e esse valor não está incluso no passeio do tuk-tuk. Eles variam de preço, entre 20 e 50 THB. Eu não sei o valor de cada um porque quando fomos estavam todos de graça em homenagem ao Rei que havia falecido recentemente.

TURISMO - TEMPLOS
Wat Yai Chai Mongkol: Um dos templos mais conservados de Ayutthaya, lindo com várias estátuas de Buda.

Wat Mahathat: Achei esse espaço lindo, ao lado de um parque bem arborizado. Mas ele é famoso por conta da cabeça de Buda abraçada pelas raízes de uma árvore.


Wat Ratchaburana: Bonito, mas não achamos tão excepcional como os outros. Teria trocado pelo Buda reclinado (Wat Lokkayasutharam) que não conseguimos ver por conta do trânsito.

Viharn Phra Mongkhol Bophit: Esse templo é mais parecido com os de Bangkok e tem um grande Buda de bronze. Com o calor acabamos esquecendo de fotografar ele.
Wat Phra Si Sanphet: Fica do lado do anterior e é super impressionante também. Este templo ficava dentro do Palácio Real e não moravam monges, era usado só pra cerimônias reais.

Wat Phra Ram: Seguindo nossa ordem de passeio, também não precisamos do Tuk-tuk para chegar até ele, que fica do outro lado da rua do anterior. Achei lindo demais também

Wat Chai Watthanaram: É um dos templos mais famosos de Ayutthaya e não visitamos. Como eu estava confiando no motorista, nem fiquei checando a minha listinha e não percebi que faltou esse templo. Chegando de volta que percebi que perdemos, o que me deixou bem triste, pois parece ser maravilhoso. Pelo menos tenho um motivo para voltar! :)
*Não almoçamos em Ayutthaya, então não tenho recomendação de restaurante. Nós tomamos café da manha reforçado no hotel em Bangkok e durante o passeio petiscamos algumas coisas (perto dos templos eles vendem frutas, sorvete pipoca, bebidas e etc).
Comments