OSLO
O charme da capital norueguesa




Oslo é uma cidade bem simpática, porém não muito grande. Com disposição, você consegue fazer quase tudo a pé mesmo no frio.
Com a pouca luz (o sol nascia 10h e 16h já estava noite) não conseguimos visitar tudo que lemos e pesquisamos. Ficamos 2 dias na cidade, então nessa época do ano, se você quiser aproveitar um pouco mais, recomendo um dia extra.
* Dica 1: Chegando no aeroporto você tem 2 opções:
- Airport Express Train (Flytoget)- NOK 170 - Você está na estação central de Oslo em 20min.
- Trem da NBS (Sistema ferroviário norueguês) - Faz o trajeto Aeroporto – Oslo S por NOK 90, com certeza a tarifa mais barata, mas demora mais tempo.
* Dica 2: Comprar bilhete antes de embarcar nos ônibus e metros, é mais barato
TURISMO
- A rua principal Karls Johans Gate liga a estação central ao Palácio Real. Nela também ficam a Catedral de Oslo, o Parlamento Norueguês (ambos com entrada gratuita) e a National Gallery.
- Que mais curti foi: Holmenkollen – Lugar da primeira Copa de ski – no alto da pista tem uma vista panorâmica de Oslo muito linda. Chegamos alguns minutos antes de fechar, e pegamos um por do sol surreal lá de cima. (10h – 16h -> 100 NOK)

Holmenkollen
- Forteleza e castelo Akershus - Lugar bem bonito com uma vista da cidade e ruínas medievais. (7h – 21h –> A entrada da fortaleza é gratuita mas o castelo é pago)
- Aker Brygge - Bairro mais chique, perto do porto, com cafés e lojas. Legal para dar uma caminhada, mas estava bem frio com o vento vindo do mar. Vimos um por do sol bem bonito e por lá também se encontra o Nobel Peace Center, mas não quisemos entrar.
- Oslo Opera House - Ir primeiro no telhado (lobby de graça 10h – 23h)
- A cidade tem vários museus, mas com a falta de tempo e dinheiro acabamos não visitando nenhum. Tentamos ir no Munch Museum, mas estava fechado para obras. Outro que parecia legal (não fomos porque íamos a outro bem parecido em Estocolmo e era mais afastado) era o Fram Museum, que tem um navio viking dentro dele.

Aker Brygge
COMIDA
Dica: Não jantar depois das 20h, muitos restaurantes fecham a cozinha.
- Delicatessen Tapas Bar – at Søndre gate 8 – Muito gostoso e clima descontraído.
- Ilegal Burger - at Møller Gata 23 - Hambúrguer muito bom, ambiente lindo, moderninho e bem pequeno.

Ilegal Burger
HOTEL
Ficamos hospedados no Anker Hostel, num quarto privado. O albergue é simples mas bom, considerando que foi uma das opções mais em conta que achamos. Não é animado ou social, mas é bem localizado. Da para caminhar para os dois restaurantes que eu recomendei, para o centro e pro museu do Munch. Em frente tem ponto de ônibus e de tram.
*Mais fotos dessa viagem AQUI!