© 2023 por YOLO.

Orgulhosamente criado com Wix.com

  • Black Instagram Icon
  • Black YouTube Icon
  • Black Facebook Icon

- Souks: Dentro da Medina também ficam os Souks, que são os mercados. A experiência de passear por eles é incrível, fomos mais de uma vez e compramos várias coisas (roupas, bijuterias, sapatos), só não pode deixar de negociar, faz parte da cultura local. E se prepare porque pode acabar sendo um pouco cansativo, e eu sempre fico com a sensação de que paguei mais do que devia pelo item, rs.

 

- Ben Youssef Madrasa: Uma antiga escola com decoração impressionante.

 

- Saadian Tumbs: Necrópole, também cheia de azulejos lindos, do lado da Mesquita Kasbah.

 

- Museu de Marrakesh: O museu fica dentro de um antigo Riad e tem azulejos lindos por tada parte.

 

Deserto - 3 dias

 

Pelo hotel reservamos a excursão do deserto e saiu tudo certo, mas de longe recomendo a empresa que usamos, nem saberia dizer o nome. O guia não falava inglês, nem francês (língua oficial do país, junto com o árabe), nem qualquer outra língua que pudéssemos nos comunicar direito com ele, uma loucura! Além disso ele dirigia mega rápido, numas estradas bizarras, mas sobrevivemos! Rs. Custou em torno de 70 Euros com café da manhã, jantar, transporte e hospedagem inclusos (hoje parece que está em torno de 90 Euros).

 

O tour passa por lugares lindos e vale super a pena. Tem diversas durações, fizemos o de 3 dias e 2 noites, onde você dorme a primeira noite em um hotel e a segunda numa tenda no meio do deserto (onde você chega de camelo). Como fizemos o tour curto, só fomos até o que eles chamam de “as portas do Saara”, as opções com mais dias você dorme mais noites no deserto e consegue conhecer melhor.

 

*OBS: No tour de 3 dias o último dia é apenas de translado.

Museu de Marrakesh

DIA 1:

 

- Aït Benhaddou

- Ouarzazate

- Gorges de Dadés

- Noite em hotel, num lugar lindo, não sei dizer aonde.

Na estrada

DIA 2:

 

- Gorges de Todra

- Passeio de Camelo no deserto

- Noite no deserto

 

A noite foi incrível, com um céu maravilhoso todo estrelado e serviram uma comida deliciosa. Mas para chegar pegamos um perrengue monstruoso, acho que um dos piores da minha vida: uma tempestade de areia em cima dos camelos. Foi um caos e, por isso, não vimos o por do sol das dunas (uma das principais atrações do passeio), mas valeu a aventura!

Ouarzazate

O passeio começa e termina em Marrakesh, mas como estávamos indo para Fez e o último dia de tour era mais ao norte de Marrakesh (direção de Fez) pedimos para o guia nos deixar na rodoviária mais próxima, onde pegamos o ônibus mais bizarro que eu já entrei.

A viagem durou cerca de 12 horas e o ônibus era incrivelmente velho, daqueles que as bagagens vão em cima (estava chovendo) e sem banheiro. Além disso era um ônibus parador, mas que não tinha tempo de parada para banheiro ou comida. A sorte é que dormimos boa parte do trajeto e em alguns momentos pedimos para o motorista esperar irmos ao banheiro, mas quase morremos de fome, porque não tinha onde comprar comida!

Mas o que caracteriza ter sido tão bizarro era o buraco no meio do corredor do ônibus que dava direto no chão!!

 

FEZ

 

Chegamos finalmente em Fez e ficamos num hotel muito louco também! Era cheio de gatos por todo lado e dentro do quarto tinha algo como um box gigante que era o banheiro (sim, era semi-transparente e no meio do quarto), vide a foto abaixo (mais fácil descrever em imagens):

 

Eu amei Fez, é uma cidade grande, na mesma estrutura de Marrakesh (Medina, mercados e cidade nova fora da Medida) só que bem menos caótica e turística.

A principal atração lá são as tinturarias de couro, que são enormes poços coloridos onde eles tingem os couros. Você sobe em terraços, que ficam em cima das lojas, e consegue ver de cima, bem incrível, mas tem um cheiro horrível! Eles te dão até um hortelã para você respirar cheirando a planta e evitar o fedor. São chamados Chaouwara Tannerie.

Outros lugares legais que visitamos:

 

- Medersa Bou Inania: Escola linda, cheia de azulejos, dentro da Medina.

 

- Royal Palace: Fora da Medina, não se pode entrar, mas é lindo por fora.

 

- Bab Bou Jeloud: Entrada principal da Medina, é um portão maravilhoso.

Tinturarias

 

HOSPEDAGEM

 

Recomendo apenas o hotel que ficamos em Marrakesh, Hotel Imouzzer, ele é super bem localizado, com um terraço lindo, onde eles servem o café da manhã. Os quartos são simples, mas lembro que era bem barato e limpo.

Bab Bou Jeloud

Em Fez descobrimos um restaurante maravilhoso e almoçamos nele todos os dias: Chez Thami, dentro da Medina.

 

De lá voltamos para Marrakesh num ônibus normal, semi-leito e overnight (ufa). Não sei se fizemos algo nem se voltamos pro hotel.

E fizemos uma daytrip, bate e volta, para Essauira que é uma cidade de praia bem bacana, mergulhamos no mar e tudo!

A cidade é toda branca e azul e super pequena. Passeamos pelo porto e pelas ruazinhas,  e voltamos pra Marrakesh no final do dia. Essa viagem fizemos de ônibus normal e custou em torno de 20 euros.

Essauira

A foto acima é do hotel bizarro que ficamos em Fez. O banheiro era de plástico transparente no meio do quarto, zero privacidade. Sem falar que era cheio de gatos por todos os lados, uma loucura.

 

* No final ficou a vontade de conhecer Chefchaouen, cidade toda azul que fica bem ao norte do país, mas como era bem distante não conseguimos visitar.

Hotel bizarro em Fez

Conhcendo um poudo do Marrocos - Roteiro Completo
Marrakesh, Fez, Essauria e o deserto

Quando se trata de Marrocos há sempre a pergunta: é tranquilo para meninas? Eu achei super de boa, mas fui com 2 amigos homens e não estava tão quente, então usei bastante calça e blusas de manga. Tive amigas que foram sozinhas e parece que deu certo também, então minha resposta é: se joga! Mas sempre com cuidado, especialmente para não desrespeitar a cultura local.

 

* Dica: Se te oferecerem ajuda na rua, fique atento, muitas vezes as pessoas cobram por essa ajuda.

 

 

MARRAKESH - 2 dias

 

A cidade é super legal, mas meio caótica, cheia de vendedores e pessoas na rua tentando te vender tudo que se possa imaginar.

O principal turismo acontece dentro da Medina, que é a cidade antiga, dentro dos muros da cidade. 

 

- Praça Jemaa El-Fna: Praça principal e o ponto turístico mais visitado da cidade, onde tem barracas de comidas e vários locais com animais para você tirar fotos (não quisemos pagar, então sem fotos pra nós).

Em torno dessa praça tem vários restaurantes e alguns deles tem um terraço com uma vista linda pra praça, vale super a pena subir, nem que seja pra tomar um chá, principalmente no anoitecer. No final da praça, atravessando uma Avenida, está a Mesquita Koutoubi, super linda.

GALERIA MARROCOS

Sinta o gostinho dessa viagem através das fotos que fizemos.

Capadócia

Conhecendo um pouco da cidade das fadas. O que fazer em 2 dias em Göreme.

Éfaso e Pamukale

Como e porque visitar esses 2 lindos destinos turísticos da Turquia.

Please reload

LINKS RELACIONADOS

Por Julia Zettel

  • Black Instagram Icon
  • Black YouTube Icon
  • Black Facebook Icon
Nas Redes
Seu Vídeo
organize sua viagem